quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Resumo da participação do CECNA no CBH Macaé/Ostras

Eu, Alexandre Sá, com muito orgulho e agradecimento ao CECNA e ao seu diretor Willy Ortiz por me possibilitarem participar de maneira incisiva na gestão das águas de uma de nossas bacias hidrográficas e assim ajudar na governança desse bem comum tão precioso, venho através deste fornecer um resumo da minha participação no CBH Macaé/Ostras.

O CECNA é o instrumento pelo qual posso realizar uma questão pessoal de estar fazendo a minha parte. Contudo esse mesmo instrumento faz com que tenha outras responsabilidades nessa questão. Lá não sou mais eu e sim nós fazendo parte de um grupo. Dessa forma posso falar...estamos fazendo a nossa parte.

O orgulho vem das palavras de um importante membro da nacional das águas, o Sr. Clímaco, no 1º Fórum da Sociedade Civil que disse: “o estado do Rio de Janeiro vem fazendo história na gestão pela alta participação da Sociedade Civil Organizada nas plenárias dos CBHs”. Alta no sentido de quantidade e de qualidade também. Vale dizer que o voto do CECNA (sociedade civil organizada) tem o mesmo peso do que o da PETROBRÁS (usuários), em nosso exemplo da REGIÃO VIII. Agora o diferencial: a sociedade civil organizada tem 9 votos, bem dizer totalmente alinhados, numa realidade de 27 onde os outros 18 não possuem essa união de pensamento e ação. É o nirvana! Vale esclarecer que o CECNA tem uma cadeira na diretoria, sendo representante da sociedade civil organizada juntamente com a UFRJ.

Nesse cenário podemos dizer que:

O PRH – Plano de Recursos Hídricos, instrumento de gestão, fora entregue à sociedade no final do ano passado.
Apesar da sua prematuridade, já estão sendo feitos projetos vinculados aos seguintes programas:

- Programa de Rede de Monitoramento de Recursos Hídricos e de Alerta de Cheias;

- Programa Produtor de águas;

- Programa de Educação Ambiental;

- Programa de Aplicação da cobrança pelo uso da água;

- Programa de Planos Municipais de Saneamento Básico de Coleta e tratamento de esgotos.

E fora dele:

- Programa Conheça o CBH;

- CAR – Cadastro Ambiental Rural.

A estrutura de gestão interna está trabalhando com azeitamento entre a diretoria, as câmaras técnicas, e a Delegatária Lagos São João.

Conseguimos aprovar em todos os recursos destinados ao financiamento serem destinados 70% para o tratamento das águas.

Fechamos na questão que TODOS os projetos tenham um direcionamento de educação ambiental e mais recentemente o de ter ações voltadas à comunicação e a mobilização social – participação nesse caso em específico do CECNA com a sugestão efetiva e desenvolvimento do tema e defesa do mesmo.

Conseguimos financiamento para TODOS das entidades da sociedade civil organizada, serem retornados nas despesas de alimentação, transporte e estadia, quando necessário a pernoite. E também para a grande maioria dos eventos onde é necessário o CBH ser amplamente representado pela plenária. Exemplo ECOB, ENCOB, programas de imersão e workshops, entre outros. Sem contar quando o CBH disponibiliza vans, hotéis e inscrições. O sentido é de entendimento que a princípio os representantes não são remunerados em suas ONGs.

O CECNA na figura de minha pessoa tem um alto índice de assiduidade e de participação nas tomadas de decisões e nas reuniões. Podendo destacar a nossa participação na 3ª consulta popular, na aprovação e lapidação do PRH, ECOB, Fórum da Sociedade Civil entre outros.

Complementando o entendimento da participação da minha pessoa, gostaria de exaltar o posicionamento da diretoria da HOT RIO – distribuidora de produtos sensuais, eróticos e da saúde pessoal e do casal - empresa na qual trabalho - na liberação de seu gerente de marketing para poder participar das reuniões do CBH Macaé/Ostras. Essa menção é válida, pois a empresa é particular o que mostra seu entendimento quanto à necessidade de participação efetiva em questões preponderantes de nossos tempos. Exemplo a ser seguido pelas nossas instituições públicas.

Dessa maneira esperamos estar alinhando o entendimento de gestão participativa do CECNA com os CBHs de nossa região em uma das atuações de nossa ONG.

Com orgulho e satisfação, coloco-me à disposição.

Alexandre Pereira de Sá
Gerente de Comunicação, Marketing e diretor do CBH Macaé/Ostras

Nenhum comentário: