domingo, 18 de maio de 2014

Inauguração do Núcleo de Atividades Ambientais CECNA – Três Picos

No dia 07 de maio de 2014 foi realizado o primeiro evento do Núcleo de Atividades Ambientais CECNA - Três Picos. O Núcleo encontra-se na localidade de Três Picos, no distrito de Campo do Coelho, no município de Nova Friburgo, RJ. Está localizado também próximo ao Parque Estadual dos Três Picos, o maior do estado do RJ, contribuindo para a conservação da natureza e conscientização ambiental das comunidades do entorno do parque.




Nesse dia, 43 alunos do curso de formação de professores do Colégio Estadual Pandiá Calógeras, do município de São Gonçalo, da Região Metropolitana do RJ, visitaram o Núcleo CECNA - Três Picos. Foram realizadas três atividades: uma palestra sobre o Parque Estadual dos Três Picos, proferida por um funcionário do INEA, Instituto Estadual do Ambiente, órgão gestor do parque; o plantio de 60 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com o objetivo de enriquecer a mata existente na propriedade; e uma conversa sobre agricultura orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, na propriedade vizinha ao Núcleo.

Esta é a primeira das muitas atividades que serão realizadas pelo CECNA em seu Núcleo de Permacultura e Educação Ambiental. O objetivo geral será desenvolver projetos de conservação da natureza e desenvolvimento sustentável, através de bioconstrução, agricultura orgânica e agroflorestal, ecoturismo, além de pesquisa, interpretação, recuperação e educação ambientais. Essas atividades tem como fim principal a formação de multiplicadores do conhecimento ambiental, visando colaborar para um mundo socialmente mais justo e ambientalmente mais responsável para as atuais e futuras gerações.

Vídeo da visita

Palestra sobre o Parque Estadual dos Três Picos

Todos atentos à apresentação

Conversa sobre agricultura orgânica

Alunos durante a explicação sobre orgânicos 

Alunos posando para foto com as mudas a serem plantadas

Aula na floresta

Colocando a mão na terra

Momento de descanso e descontração em meio ao verde

Todos os visitantes do colégio

Nenhum comentário: