segunda-feira, 12 de maio de 2014

Anda Friburgo - Circuito Ecoturismo e Arte - "Rota do Mão de Luva" - 04.05.2014

No dia 04 de maio de 2014 foi realizada uma caminhada no Circuito Ecoturismo e Arte - Rota do Mão de Luva, entre os distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, no município de Nova Friburgo. O evento faz parte do projeto Anda Friburgo, uma realização da Empresa de Turismo Receptivo – ETR, que conta com o patrocínio e a participação de representantes do CECNA, de outras instituições e da sociedade. O Anda Friburgo está inserido no Anda Brasil, um projeto a nível nacional que tem como objetivo incentivar nos participantes e na comunidade o cuidado com a saúde física e promover o bem-estar através do contato com a natureza.

Esta edição do Anda Friburgo teve a participação de sessenta e sete pessoas e contou com a presença do Anda Rio das Ostras, representantes da empresa Herbalife, do Centro de Estudos e Conservação da Natureza (CECNA) e da sociedade civil.


Mapa 1: Localização do percurso. Clique na imagem para ampliar

Mapa 2: Detalhes do percurso em imagem de satélite. Clique na imagem para ampliar


Imagem 1: Foto oficial da caminhada

O circuito Ecoturismo & Arte é também conhecido como “Rota do Mão de Luva”, isso devido a história do português Manoel Henriques, um contrabandista de ouro que ficou conhecido por usar luva em uma das mãos, e teria passado, ou até criado este caminho para transportar o ouro e também fugir dos militares. Segundo a lenda, “Mão de Luva” enterrou uma grande quantidade de ouro em locais secretos pelo qual passou, como na localidade de Pedra Riscada em Lumiar.

A rota está localizada entres os distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, duas regiões que possuem um histórico de colonização suíço-alemã que remonta ao século XIX e que se faz presente até hoje nos traços físicos de grande parte da população local. Ainda no século XIX e início do século XX, toda a região passou pelo devastador ciclo do café, porém, devido às características do relevo e da organização social com forte base familiar, as pastagens não dominaram o espaço após o fim dos cafezais.

Atualmente, São Pedro e Lumiar são conhecidos pelos friburguenses e turistas, que buscam tranquilidade e contato com a natureza. Os dois distritos possuem uma abundância em recursos hídricos, como belas cachoeiras e rios, ecossistemas bem preservados, além de bons acessos viários e serviços básicos de eletricidade, telefonia, TV, internet, uma boa rede hoteleira e gastronômica.

O trajeto percorrido foi de aproximadamente 9,2 km, em um caminho com cerca de 45% de estrada de terra, e 55% de estrada com asfalto. O ponto de encontro foi na praça de São Pedro da Serra, que está a uma altitude aproximada de 728 metros acima do nível do mar. Todos os participantes se reuniram no local, onde foram realizados alongamentos e algumas instruções foram passadas. No entorno, restaurantes, pousadas, mercados, centro de informações turísticas, residências e ponto de ônibus, o que demonstra uma boa infraestrutura do distrito de São Pedro.

 Imagem 2: Concentração na Praça de São Pedro da Serra (início do alongamento)

Com aproximadamente 2 km de subida, o início do percurso é marcado por algumas elevações com pastagem, mata nativa, árvores frutíferas, plantação de eucaliptos e bananas, e alguns pontos de mirante que permitem observar cadeias de montanhas da região como a serra onde se localiza o Pico da Sibéria. Uma área muito arborizada onde a cobertura florestal predomina, mas também com diversos pastos e construções. Foi possível ainda, avistar algumas aves, como um bando de maritacas e outras espécies não identificadas.

Imagem 3: Participantes subindo no início da caminhada

O ponto mais alto do trajeto está a 1078 m de altitude, onde é possível avistar o pico da Boa Vista, que tem cerca 1980 m de altitude, e está localizado entre os municípios de Nova Friburgo, Trajano de Moraes e Macaé. Este ponto é um marco divisor, onde começa a descida da trilha e já é possível observar atividades agrícolas mais intensas, pastagens em áreas bem íngremes e maiores sinais de erosão na estrada.

Imagem 4: Pico da Boa Vista - 1980m

Após uma hora e meia de caminhada, chega-se a comunidade de Boa Esperança de Cima, um pequeno vilarejo com comércio, confecções, transporte público e muitas casas que ainda preservam sua arquitetura histórica.  Neste ponto, inicia a estrada de asfalto que interliga o local a Lumiar, e ao percorrer a estrada nota-se o aumento de construções, principalmente próximas ao asfalto e novamente pequenas pastagens.

Depois de descer aproximadamente 1 km no asfalto, chega-se ao Poço Belo, um poço formado a partir do córrego Boa Esperança, com uma pequena faixa de terra onde as pessoas podem se alocar. O local é de fácil acesso e agradável, possui um estabelecimento comercial próximo, chamado Sítio Cachoeira Poço Belo, o que atrai muitos friburguenses e turistas nos dias de sol quente a curtirem um banho de rio. Devido ao crescimento de Boa Esperança, é recomendável avaliar o estado de limpeza das águas do poço, já que o despejo in natura de esgoto no córrego vem se tornando frequente na região. Próximo ao Poço Belo, encontra-se o Estádio Manoel Homem de Gouvêa, do time Boa Esperança Futebol Clube, um pequeno campo onde os moradores utilizam para diversão.

Imagem 5: Poço Belo em Boa Esperança

Percorreu-se mais 3 km até chegar a ponte onde há bifurcação de São Pedro da Serra e Boa Esperança. Ao longo deste percurso, é possível notar algumas construções antigas, pousadas, residências, comércios e sinalizações turísticas. Após mais 1 km de caminhada, chega-se a Praça de Lumiar, final do trajeto, e 5º distrito de Nova Friburgo, totalizando assim, aproximadamente 9,2 km de caminhada.

A Praça de Lumiar está a uma altitude de 655 m, e possui diversas construções antigas ainda preservadas, uma boa estrutura com bares, restaurantes, mercearias, lanchonetes, pousadas, lojas de artesanato e outros comércios, além do transporte público, o que facilitou e serviu como suporte para muitos participantes.

Imagem 6: Praça de Lumiar (Local de Chegada)

Confira abaixo mais imagens registradas durante o percurso da caminhada do Anda Friburgo.

Imagem 7: Solo com sinais de erosão

Imagem 8: Eucaliptos na base do morro. Percebe-se ainda um pequeno pasto que provavelmente é utilizado pelas residências próximas.

Imagem 9: Grande área de pastagem. Ao fundo nota-se uma área preservada.

Imagem 10: Mesmo com um pasto ao meio, é possível visualizar que no entorno a área ainda é bem preservada. Ao fundo, belíssimas montanhas compõe o cenário.

Imagem 11: Área próxima a Boa Esperança de Cima com atividade agrícola.

Imagem 12: Construção antiga em Boa Esperança, que segundo a pintura data de 1956. A casa fica ao lado do Poço Belo.

Imagem 13: Campo do Boa Esperança Futebol Clube – Estádio Manoel Homem de Gouvêa

Nenhum comentário: