sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rio, Bogotá e Cidade do México assinam acordo de proteção da água

Rio de Janeiro, Bogotá e Cidade do México assinaram um acordo para proteger os ecossistemas abastecedores de água durante o VII Fórum Urbano Mundial da ONU-Habitat realizado em Medellín.

Medellin e suas montanhas

O acordo fortalecerá os esforços destinados à proteção dos ecossistemas que abastecem de água estas três cidades, informou nesta quinta-feira a prefeitura de Bogotá.

Esta aliança tem como desafios de curto prazo envolver as três cidades, que somam mais de 40 milhões de habitantes, nos processos de recuperação ecológica e de busca do reconhecimento dos governos no tema da importância dos ecossistemas abastecedores de água.

"É importante gerar este tipo de acordo para fazer uma chamada de atenção em toda a região e desenvolver estratégias onde a recuperação e conservação dos espaços de água seja o eixo central", declarou o secretário de Ambiente de Bogotá, Néstor García.

Segundo García, as três cidades têm problemas similares relacionados com as dinâmicas de crescimento urbano, a pressão sobre ecossistemas estratégicos para o armazenamento, regulação e oferta hídrica e os efeitos que poderiam surgir como consequência da mudança climática.


O acordo de cooperação foi apresentado a diferentes organizações ambientais, como a rede C40, que aglutina 63 grandes cidades do mundo, e a ONG Conservação Internacional.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: