segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bolsa Verde do Rio de Janeiro começa a operar


Começa a operar hoje a Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio) com cem ofertas de títulos florestais excedentes em propriedades rurais do País. Na primeira fase, serão negociadas Cotas de Reserva Ambiental (CRA). Por ela, o proprietário rural que tiver déficit de cobertura florestal na sua fazenda poderá comprar excedente de floresta de outra propriedade dentro ou fora do mesmo bioma.

As CRA são títulos de cobertura vegetal que podem ser usados para compensar a falta de Reserva Legal (área obrigatória em uma propriedade rural que deve ser mantida com a mata nativa) em outra propriedade. "É uma forma mais barata e viável do que o replantio ou recomposição da vegetação nativa", explica o presidente-executivo da BVRio, Pedro Moura Costa.


Calcula-se que o Brasil tenha um déficit entre 40 milhões e 45 milhões de hectares de florestas nativas nas cerca de 5 mil propriedades rurais do País. Para se ter uma ideia, no bioma Mata Atlântica, uma propriedade rural deve manter intacta 20% da sua área total. Na Amazônia, o porcentual chega a 80%.

A compra de títulos apresenta inúmeras vantagens. Uma delas é estar em dia com a prestação de contas na área ambiental. "Restaurar a área florestal custa dinheiro, podendo chegar a R$ 8 mil o hectare. Ainda que o custo de uma CRA chegue a esse patamar, o proprietário escapa do trabalho para restaurar", afirma Costa, ao se referir à compra de mudas, plantio e manutenção da área restaurada. Em reportagem de Bettina Barros, do Valor, o dirigente explica que os papéis são divididos em períodos de 5, 10, 20 e 30 anos, podendo ter também caráter perpétuo.

A efetiva criação do mercado de ativos florestais ainda depende da implementação do Cadastro Ambiental Rural, previsto no novo Código Florestal. "Mesmo que as estruturas regulatórias e tecnológicas do cadastro ambiental ainda estejam em implementação, proprietários rurais já podem negociar CRAs na bolsa por meio de compra e venda para entrega futura, com preços pré-fixados."

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/lancada-no-rio-de-janeiro-a-bolsa-verde,8008d8339168b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: