quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nova Friburgo - RJ, já trata 30% do esgoto

Primeira estação de tratamento de esgoto é inaugurada em Olaria e atende a 13 bairros


 

Nova Friburgo deu nesta semana um passo gigantesco para se colocar no rol dos municípios brasileiros em termos de qualidade de saneamento básico. O grande passo foi dado com a inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto (ETE), atendendo a Olaria e outros 13 bairros adjacentes. A ETE Olaria, instalada na Avenida Julius Arp, entre a Fábrica de Rendas Arp e o Country Clube, já começou a tratar 30% do esgoto produzido no município.

A estação é a primeira de outras cinco que serão construídas pela concessionária Águas de Nova Friburgo, através de um investimento de R$ 80 milhões. A segunda unidade, em Duas Pedras, está prevista para começar a ser construída em agosto e deverá ser entregue no início de 2011. As outras quatro ETEs serão implantadas em Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade, Cônego e Córrego Dantas. Quando as seis estiverem em funcionamento, segundo cronograma da concessionária, a capacidade de processamento de esgoto chegará a 472 mil litros por segundo. Ou seja, 90% de todo o esgoto friburguense. Além das unidades de tratamento, a concessionária está instalando cerca de 45 quilômetros de interceptores nos leitos dos rios Bengalas, Cônego e Santo Antônio, além de outros córregos, responsáveis pela captação dos esgotos para tratamento nas ETEs.

A primeira ETE utiliza tecnologia MBBR, segundo especialistas, capaz de não provocar ruídos ou odor. O primeiro passo no tratamento na ETE é a separação dos resíduos sólidos. Em seguida, a água limpa retorna ao leito dos rios, enquanto o lodo é ressecado e transferido para o aterro sanitário do município. A tecnologia utilizada permitirá que os rios friburguenses não tenham o volume de águas prejudicado e, mais do que isso, voltem a ter vida novamente.


 

Prefeito diz que "estamos começando a redimir o Rio Bengalas de todo mal que fizemos a ele"


 

Elogiado publicamente por sua participação nas modificações feitas no projeto de instalação das ETEs, que tornaram o empreendimento mais eficiente e funcional, o prefeito Heródoto Bento de Mello (foto) fez um discurso emotivo na inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto de Nova Friburgo. Segundo ele, "estamos começando a redimir o Rio Bengalas de todo mal que fizemos a ele", disse. "Nova Friburgo passa a fazer parte das cidades descentes. Era feio dizermos que 'não, a cidade não trata o seu esgoto'. Começar a ver o esgoto tratado orgulha a todos os friburguenses", acrescentou.

Retribuindo os elogios da concessionária, Heródoto enfatizou que a inauguração da primeira ETE é um ponto fundamental para que Nova Friburgo seja considerada, num futuro breve, numa situação de excelência nacional em saneamento básico. Ele acredita que nas comemorações dos 200 anos da cidade, daqui a oito anos, os investimentos em tratamento de esgoto aliados às outras ações do próprio poder público em fazer de Nova Friburgo uma "cidade-parque" farão do município uma cidade moderna e evoluída, com maior qualidade de vida para toda a população.

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martin Pereira, também elogiou a concessionária friburguense e, durante seu discurso, lembrou que a Secretaria Estadual do Ambiente irá aportar recursos adicionais em saneamento básico em áreas mais extremas da cidade, o que também irá colaborar no espírito de transformar Nova Friburgo em referência ambiental no país.

O presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier, afirmou que a inauguração da ETE Olaria resgata o Legislativo que há uma década atrás aprovou a concessão dos serviços de água de esgoto, acreditando em tudo que está acontecendo agora e que por anos foram protelados pela extinta Caenf estão enfim se tornando realidade... "A Águas de Nova Friburgo assumiu recentemente (há um ano e meio) e está cumprindo tudo que acreditávamos que iria acontecer lá atrás", disse.


 

Na inauguração da ETE Olaria, concessionária destaca que investimentos colocarão município na vanguarda ambiental


 

Cerca de 300 pessoas participaram, terça-feira à noite, 13, da inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto de Nova Friburgo, a ETE Olaria. A solenidade teve como protagonistas a própria concessionária Águas de Nova Friburgo, responsável pela obra, e o governo municipal, poder concedente. Durante os discursos de representantes da concessionária ficou destacado que os investimentos na construção das seis ETEs e das redes coletoras vão colocar Nova Friburgo no seleto rol dos municípios com qualidade em saneamento básico no país, tornando-se uma referência no setor.

Depois de fazer uma homenagem póstuma ao engenheiro Luiz Fernando dos Santos Gomes, falecido em 2002, cujo nome foi dado a um espaço ambiental dentro da própria ETE – onde funcionará uma sala para atender alunos de todas as redes de ensino com aulas voltadas para a importância da preservação ambiental – o diretor da Águas do Brasil (matriz de oito empresas do grupo), Carlos Henrique da Cruz Lima, fez um rápido discurso abordando a inauguração da estação e enfatizando a parceria e o bom relacionamento com o governo municipal. Ele destacou o papel decisivo do prefeito Heródoto Bento de Mello, que, como engenheiro, foi o responsável pela mudança do projeto inicial (que previa apenas uma única ETE) e que, segundo avaliações técnicas, poderia causar problemas nos leitos dos rios. Coube a ele também anunciar o início das obras da segunda ETE, a partir do mês que vem. Ao som do Hino de Nova Friburgo, a concessionária exibiu um vídeo sobre os investimentos.

O superintendente da Águas de Nova Friburgo, engenheiro Alexandre Bianchini, fez uma ampla exposição sobre a Águas do Brasil, "maior empresa privada do país no setor, com 100% de capital nacional" e da concessionária Águas de Nova Friburgo. "Enquanto o mundo inteiro falava em recessão e desemprego (entre 2008 e 2009), o grupo investiu na produção em Nova Friburgo, adquirindo a concessionária", disse ele, lembrando que a concessionária assumiu, no início do ano passado, com uma proposta concreta de investimento em saneamento (R$ 80 milhões). "Hoje (terça-feira) estamos estancando um passivo. Nova Friburgo, que tinha 100% do esgoto lançado in natura nos rios, passa a ter 30% do esgoto tratado por esta primeira ETE", destacou.

Auxiliado por um projetor de slides, Bianchini fez ainda uma ampla explanação sobre o funcionamento das estações de tratamento e sobre a tecnologia utilizada. Ele enfatizou que, além da eficiência e funcionalidade, houve uma preocupação adicional com o aspecto paisagístico da ETE Olaria, segundo ele, projetado pelo escritório Burle Max. O engenheiro frisou também que a ETE Olaria não produzirá odor ou ruído e, portanto, não criará nenhum tipo de problema com a vizinhança.


 

Fonte: www.avozdaserra.com.br

Nenhum comentário: