sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Prefeito Heródoto: Nova Friburgo é um Parque

Heródoto Bento de Mello - Prefeito de Nova Friburgo, RJ
.
Nova Friburgo é um Parque de 1000 km quadrados coberto de montanhas de até 2300 metros de altitude, florestas ainda virgens, matas vigorosas, ricas em biodiversidade, vales extensos, rios de águas límpidas, cachoeiras; milhões de pássaros e animais escondidos nas suas selvas, peixes povoando os seus rios, é um parque onde convivem com toda essa natureza, 200.000 pessoas, 170.000 na cidade e 30.000 distribuídas por toda aquela área, gente aportada pela inusitada colonização suíça e alemã e povoada por todas aqueles que, nos últimos 200 anos, se embrenharam por esse chão em busca do trabalho ou apaixonados por suas belezas e seu clima.
.
Nova Friburgo é um Parque habitado, de 1000 km quadrados, com apenas 4% de área urbana, ou seja, apenas 40 km quadrados ocupados.
.
Nova Friburgo é um Parque, que tem dentro uma cidade e pequenas povoações esparsas, Parque em que todas as áreas povoadas, mesmo a Cidade, se misturam com a natureza que as invade.
.
Nova Friburgo não nasceu e cresceu sob a mesma tradição histórica das cidades brasileiras. Foi fundada por D. João VI, não como um ponto de início de ocupação, mas como uma grande área, a “Fazenda do Morro Queimado” que foi destinada a ser uma Colônia, mata virgem de índios selvagens a ser desbravada. Os pioneiros não se contentaram com a Fazenda, subiram as montanhas, ocuparam os vales, desceram os rios, procuraram melhores terras, alargaram os nossos limites e marcaram o nosso chão de hoje. Ainda hoje encontramos radicados a 40 e a 50 km da sede, preservados, os colonos daqueles tempos. Foi a grande luta entre o chão, a floresta e o homem. As montanhas se levantaram, a floresta resistiu e o homem se conteve. Nem todo o esforço dos pioneiros conseguiu abater tanta riqueza. As árvores guardaram os seus refúgios, e os rios, as suas águas. Isso se deu não somente nos idos dos anos 1818, mas ao longo destes 200 anos de colonização.
.
No ato de 16 de maio de 1818, o Rei D. João VI, na Fazenda do Morro Queimado, estabeleceu a Colônia. A vila de Nova Friburgo, como núcleo básico, foi definida por ato real somente no dia 3 de janeiro de 1820. Temos que acordar que nessa data se deu, de verdade, apenas, o reconhecimento oficial da Vila, sede da Colônia, que já estava há dois anos estabelecida na Fazenda do Morro Queimado. Em 1819 e 1820 Sebastião Gachet lhe deu habitantes. Em 1820, o Rei criou a sede do Parque, a Vila de Nova Friburgo. O Parque veio antes da Vila, construída para receber os colonos. Portanto, o que foi estabelecido primeiro pelo Rei foi a Colônia e a Colônia era a Fazenda do Morro Queimado, uma imensa floresta que deu origem ao Parque.
.
O homem invadiu o Parque, desbravou-o, plantou, construiu vilas e uma grande cidade, mas o Parque resistiu e, hoje, pela inteligência dos filhos daquela gente, luta para ser reconhecido, admirado e desfrutado, é verdade, luta para ser preservado. A natureza e o homem querem conviver em harmonia.
.
A Cidade cresceu, acolheu novas gentes, o homem procurou espaços. Quer viver, criar os filhos, quer enriquecer, quer o desenvolvimento. Esse desenvolvimento tem que ser governado. Esse desenvolvimento deve ser sustentável, promover o progresso, um progresso a serviço da natureza e, ao mesmo tempo, servindo-se dela. Esse é o grande desafio que nos é proposto.
.
Nós somos privilegiados. Nós vivemos dentro de um Parque.
.
Em primeiro lugar queremos ser reconhecidos como um Parque. Essa é uma idéia inovadora no Brasil. Pela primeira vez se propõe esse conceito. Considerar um Município inteiro como um parque, um parque no qual o Prefeito é o seu gestor e também o administrador das áreas urbanas, do desenvolvimento sustentável, da sua vida econômica e social.
.
Em Nova Friburgo cabe ao Prefeito governar um Parque que acolhe uma Cidade, Vilas e povoamentos esparsos. gerenciar a Cidade como uma parte do Parque e não, um Parque como um adjetivo da cidade. É a Cidade que deve ser o adjetivo da Parque, o refugio da sua gente. O Parque é o substantivo. Voltando nos séculos, a Cidade deve ser a nossa taba, o nosso abrigo. O Parque, a Natureza, deve ser a nossa vida!
.
Promover a harmonia espiritual ecológica entre o homem e a natureza será o grande desafio a que o Parque de Nova Friburgo se propõe.
.

Nenhum comentário: